O que é um blog empresarial?

Um blog empresarial é um excelente lugar para expor a personalidade da sua empresa e atingir o seu público-alvo. Com isso, você cria uma proximidade com os atuais clientes e os futuros, que estão interessados no que a empresa oferece.

Além disso, através de um blog empresarial, a sua empresa consegue atingir até mesmo aqueles clientes que não conheciam nada sobre a sua marca.

 

Mas, o que é um blog?

Em um blog você publica regularmente novos artigos em postagens. Esses artigos também são denominados de conteúdo. Neste sentido, você pode postar um novo artigo no blog quando quiser. Isso pode ser diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Além disso, as postagens do seu blog estão sempre em ordem cronológica. Isso significa que sua postagem mais recente na página de visão geral do blog está no topo e pode ser vista imediatamente.

Essa publicação é a mais atual e, portanto, frequentemente a mais interessante para os leitores que seguem seu blog.

Outro aspecto importante dos blogs é o fato de que os leitores podem interagir com seu conteúdo, através dos comentários. Para isso, os leitores podem usar o campo de resposta na parte inferior de cada postagem. Dessa forma, um blog estimula a interação com os visitantes do seu site.

Neste sentido, o blog é o local ideal para ter contato com os clientes, falar da sua empresa, das coisas que ela faz, e por consequência, falar com detalhes sobre os produtos que você vende.

Você também pode dividir as postagens do seu blog em categorias. Essas categorias ajudam o leitor a encontrar as informações que ele ou ela está procurando.

Por exemplo, vamos supor que você tem um blog corporativo sobre a indústria da construção civil. Então você pode organizar os conteúdos do seu blog em categorias como: Construção; CUB; Mercado imobiliário.

E para tornar ainda mais fácil para seus leitores, você pode colocar etiquetas ainda mais específicas. Essas etiquetas são chamadas de tags. Por exemplo, você pode incluir as seguintes tags: As melhores cidades para se investir; Tabela atualizada do CUB; A situação do mercado imobiliário.

Neste sentido, você pode incluir links internos e externos, relacionados as tags do seu blog, que apontam para outros sites ou posts relacionados ao assunto da tag. Dessa forma, você se torna parte da rede mundial de computadores e não um blog isolado.

Isso também é bom para o seu ranking no Google, permitindo que você acabe mais alto nos resultados de pesquisas.

Vale destacar ainda que as postagens de um blog podem assumir várias formas. Pense em texto escrito, vídeo (vlogging), áudio (podcasts) e fotos (blogs de fotos). Desta forma, você tem uma ferramenta dinâmica para explicar e mostrar seus produtos e serviços ao seu público-alvo.

Existem diferentes tipos de blogs?

Sim. Um blog pode ter um conteúdo muito pessoal, tornando o blog mais um diário. Mas os blogs também podem ter um foco específico e se concentrar em um tópico de negócio, como empresas de varejo, imobiliárias e médicos, por exemplo. Desta forma, você tem um blog empresarial.

Assim sendo, obviamente, um blog empresarial também pode ser perfeitamente integrado ao site ou loja virtual da sua empresa. Ele é uma forte ferramenta de marketing.

Isso ocorre, pois, ao publicar regularmente um bom conteúdo em seu blog corporativo, você atrairá mais visitantes, e assim, surgem alguns benefícios importantes para a sua marca:

  • Cria um status de especialista.
  • Os clientes reconhecem a sua marca.
  • O nível de confiança da empresa aumenta.

Além disso, há uma boa chance de que os visitantes do seu blog empresarial também se inscrevam em seu boletim, para que sejam sempre informados sobre suas soluções, ideias e atividades de negócios.

 

Mas qual a diferença entre um blog e um site?

A maior diferença entre um blog e um site, é que um blog recebe regularmente a atualização do seu conteúdo através de artigos. Desta forma, o site terá um caráter mais estático. Assim sendo, não há fluxo contínuo de novos artigos.

Qual tipo de conteúdo uma empresa deve produzir para um blog empresarial?

Muitos empresários e gerentes de comunicação percebem que os blogs empresariais são importantes para a visibilidade online de sua empresa. Mas nem todo mundo faz algo com isso. Para ajudar você a começar, você encontrará a seguir 5 dicas. Confira:

Dica 1: Faça um plano de conteúdo para o seu blog empresarial

Tudo se torna mais fácil se você tiver um plano de conteúdo. Isso se aplica à produção, marketing ou administração. Portanto, antes de começar a produzir os artigos, verifique se está claro qual é o nicho de mercado central do seu blog empresarial. Você não precisa de muito para isso:

  • Quem você deseja alcançar com seu blog: Qual é o seu público-alvo? Dessa forma, você pode responder melhor a seus desejos e problemas.
  • Qual é o seu objetivo: Aumentar a visibilidade da marca, espalhar informações sobre o seu produto ou criar possibilidade de contato com clientes?
  • Qual a linguagem do seu conteúdo: Pessoal, comercial, notícias?
  • Qual será a frequência de publicação: Diária, semanal, mensal ou anual?
  • Quais ferramentas você pode usar: Fotos, textos, vídeos?

Assim sendo, há muitos aspectos a serem analisados. Isso é importante, pois, com seu blog empresarial, você naturalmente deseja alcançar as pessoas certas.

Assim sendo, sua mensagem deve ser interessante para o seu leitor, seu cliente. Portanto, certifique-se de direcionar o conteúdo do seu blog corporativo ao seu público-alvo.

Dica 2: Escreva sobre o que toca seu cliente

Como você descobre o que interessa ao seu cliente? Parece difícil descobrir, mas felizmente você pode fazer isso. Isso está na sua empresa.

Assim sendo, toda organização tem produtos ou serviços. E estes produtos e serviços têm valor para seus clientes. Eles resolvem um problema para seus clientes, respondem a uma pergunta ou atendem a um desejo. É aí que você encontra inspiração para um blog empresarial interessante.

Neste sentido, você pode adicionar nas postagens fotos da empresa, fotos dos eventos, fotos de colaboradores, e obviamente, as fotos dos produtos e serviços. Este material visual ajuda a fortalecer a identidade e imagem da sua empresa.

Mas antes de começar a produção do conteúdo para o seu blog corporativo, pode ser útil fazer uma lista dos problemas que seus produtos ou serviços resolvem para seus clientes.

Portanto, você não apenas tem uma lista de tópicos para publicar no blog, mas também encontra rapidamente vários formulários, como um plano passo a passo, uma lista de verificação, um manual ou um vídeo de demonstração ou explicação.

Dica 3: Fale com seu cliente

Quando você conversa com os clientes, você já faz isso de maneira adequada à sua empresa. Você encontrou seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, um estilo de voz de sucesso. Assim sendo, também use essa voz quando você escreve um blog empresarial.

Portanto, ao escrever, converse com seus clientes. Assim sendo, esforce-se para que os conteúdos sejam informais e interativos. Isso é fundamental para ativar seus clientes em seu blog.

Neste sentido, o blog permite ainda a interação direta dos clientes com a sua marca. Isso ocorre através dos comentários que podem ser feitos nas postagens. O melhor de tudo é que você tem o poder de moderação desta interação.

Assim sendo, as mensagens dos clientes podem ser monitoradas e aprovadas antes de serem publicadas em seu blog empresarial.

Dica 4: Meça e saiba

É muito importante poder verificar se você está alcançando o objetivo que tinha em mente com o seu blog empresarial. Portanto, para avaliar os resultados do seu blog, o Google Analytics é uma ferramenta perfeita.

Assim sendo, registre seu blog no Google Analytics e verifique regularmente o que acontece com o número de visitantes. Neste sentido, é claro que você deseja que o maior número possível de clientes em potencial possa ler sua postagem no blog.

Portanto, tenha atenção a qualidade e otimização de cada conteúdo publicado em seu blog corporativo. Escolha uma palavra-chave que corresponda aos problemas e perguntas dos clientes. Além disso, tenha atenção ao direcionamento do conteúdo, em função do seu objetivo:

  • Você usa o blog para criar mais visibilidade para sua marca? Então garanta que seja possível compartilhar suas postagens nas mídias sociais.
  • Seu blog é destinado a mais contato com leads? Em seguida, certifique-se de incluir em seu blog empresarial a possibilidade de as pessoas se inscreverem em seu boletim informativo ou lista de discussão.

Você quer que o site da sua empresa esteja bem posicionado nos mecanismos de pesquisa? Então considere a produção de conteúdo otimizado em SEO.

 

Conclusão

Por fim, é importante destacar, conforme apresentado ao longo deste artigo, para um blog empresarial ser efetivo e funcional é preciso dedicar um certo tempo e fazer investimentos.

Mas isso não precisa ser um problema para a sua empresa, pois você pode terceirizar a produção do conteúdo de seu blog empresarial com uma empresa especializada na gestão de blogs.

Neste sentido, a Conselho Real se destaca no contexto brasileiro. Esta é uma empresa especializada 100% em gestão de blogs, com estratégias avançadas e inovadoras. Tudo para você ter um blog empresarial de sucesso!

Assim sendo, ao terceirizar o seu blog empresarial você pode dedicar o seu tempo naquilo que mais importa para você, que é a gestão de sua empresa, e ainda, têm a certeza que terá um blog econômico e eficiente na geração de novos leads.

Autor: Alexandre Strehle – Fundador da Conselho Real
Especialista em Reputação Online
Especialista em Marketing Digital
Especialista em Blog para Empresas

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