Os Erros Ocultos nas Propostas de Marketing que Podem Prejudicar Sua Reputação Médica
Ah, marketing digital! Essa área que pode ser tanto um propulsor dos negócios quanto, se não for bem administrada, uma pedra no sapato de qualquer empresário, especialmente na área de saúde, onde a reputação é tudo. Deixe-me contar uma história sobre isso, algo que realmente me marcou e que exemplifica bem os erros ocultos que podem existir nas propostas de marketing de uma agência de marketing digital para médicos.
Era uma tarde de quinta-feira, eu estava num coworking em São Paulo, esperando por um amigo que sempre se atrasa, nunca se atrasa nem chega cedo, chega exatamente quando pretende! Enquanto esperava, resolvi repassar alguns e-mails no meu celular, e me deparei com um cliente nosso de uma clínica médica que pediu para analisar a nova proposta de uma agência de marketing digital para médicos. Eles estavam preocupados com uma campanha de marketing que estavam para lançar no meio do ano.
Quando comecei a ler o e-mail já até marquei na agenda uma videoconferência para repassar a minha análise, o primeiro deslize saltou aos olhos: a mensagem não era clara. Parece bobagem, mas a comunicação é chave, e neste caso, a proposta estava cheia de jargões médicos que confundiriam até os próprios médicos. Parecido com quando você tenta explicar algo técnico para sua avó, sabe? E aquilo me fez lembrar da minha própria avó, que sempre dizia que “o simples funciona melhor”. Neste ponto, eu recomendaria seguir o conselho de marketing digital para médicos.
Outro erro que identifiquei foi a falta de alinhamento entre a imagem que a clínica queria projetar e as estratégias usadas pela agência de marketing digital para médicos. A proposta incluía promoções que eram mais agressivas, algo totalmente fora do tom para um público que busca, acima de tudo, confiança e credibilidade em serviços de saúde. Isso me fez pensar numa história que apresentei de exemplo em uma das minhas palestras, contando um exemplo fictício de um menino vendendo limonada quando criança, usando um cartaz que dizia “A melhor limonada da rua”, quando na verdade a barraca estava na calçada da casa e não tinha competição alguma!
E não posso deixar de mencionar a questão do público-alvo. A campanha parecia não ter sido pensada para as pessoas certas pela agência de marketing digital para médicos. Era como se estivessem tentando vender um bisturi para um barbeiro, sabe? Totalmente fora de contexto. Lembro-me de quando tentei ensinar meu amigo, aquele mesmo que sempre se atrasa, a jogar xadrez; ele simplesmente não tinha paciência para aquilo, e eu estava lá, insistindo.
Bom, depois de um bom café e fazendo anotações, organizei todas as informações para redirecionar o foco. Ajustar a linguagem, suavizar as promoções e redefir o público-alvo. Com algumas mudanças, a campanha terá resultados positivos. A clínica passará a transmitir uma imagem mais confiável e profissional, e, claro, atrair o tipo certo de clientes.
Esta experiência reforçou algo que sempre digo: no mundo do marketing digital, especialmente em áreas sensíveis como a saúde, é essencial manter a simplicidade, a precisão e a autenticidade. E sempre lembro das palavras da minha avó, adaptadas ao contexto empresarial, claro: “Se não pode explicar de forma simples, então não entendeu bem o suficiente.”
Espero que essa história ajude você a entender os desafios e, principalmente, a pensar sempre em como suas ações serão percebidas pelo seu público. Oh, meu amigo finalmente chegou, depois de todo este tempo — vou tentar ensiná-lo a jogar xadrez de novo, quem sabe ele não se surpreende?
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