Contratar uma Agencia de Marketing Digital ou um Freelancer?

Oi, tudo bem? Hoje eu queria bater um papo sobre uma dúvida que muitos empreendedores enfrentam quando estão começando a dar mais atenção ao marketing digital: contratar uma agência ou um freelancer?

Lembro como se fosse ontem, mas isso foi a uns 10 anos atrás, estava eu num café aqui perto de casa, desenhando no guardanapo – sim, eu faço isso às vezes – os prós e contras de cada opção. Naquele dia, o Pedro, um amigo que sempre encontro por lá, disse juntando as mãos em sinal de típico conselho caso pensado: “Alex, vai de agência, eles têm uma equipe completa!” Ele nem deixou eu terminar o expresso…

Mas aqui entre nós, cada situação é um caso, né? Para mim, sempre fez sentido pensar no objetivo do projeto. Vou te contar um pouco sobre como vejo cada opção:

### Agência de Marketing Digital
As agências são como aqueles restaurantes buffet: você tem um pouco de tudo. A grande vantagem é que eles oferecem um leque abrangente de serviços – SEO, gestão de redes sociais, anúncios pagos, criação de conteúdo…pensa num trem que não acaba mais! Mas, sério, essa diversidade é ótima porque você não precisa correr atrás de dez profissionais diferentes. Eles têm um time integrado, o que facilita na comunicação e na uniformidade dos projetos.

Agora, vou ser sincero, há uns anos, contratei uma agência para uma campanha especial. No começo, foi aquela maravilha, saí contando pra todo mundo. Mas depois, bem, descobri que meu projeto não era a menina dos olhos como pensei. Acabou meio naquela, sabe? “Só mais um” entre tantos outros. Acho que dependendo do tamanho do seu negócio, você pode não querer ficar perdido no meio de grandes clientes.

### Freelancer
Aí entra o freelancer. É tipo aquele restaurante à la carte: você escolhe exatamente o que quer e como quer. Trabalhar com freelancers é fantástico quando o que você precisa é muito específico. Por exemplo, quando precisava de uma estratégia em SEO para o site de um cliente local, achei a Lorena. Ela é uma freelancer que vive disso e, nossa, parece que ela faz mágica com as palavras-chave!

O lance com freelancers é que eles geralmente são especialistas naquilo que fazem e têm uma flexibilidade de horário que, às vezes, as agências não conseguem acompanhar. Claro, nem tudo são flores. Uma vez, tive um freelancer que desapareceu por duas semanas – sim, duas semanas! – e eu fiquei aqui igual a um louco tentando contato. Então, tem que saber escolher e ter um plano B.

### Decisão, decisão…
No final das contas, minha escolha sempre acaba sendo uma questão de olhar para o tamanho do projeto, o orçamento disponível e o quanto eu preciso de contato próximo com a pessoa que vai executar. Ah, e a complexidade do serviço, claro! Tipo, preciso daquela integração suave entre SEO, conteúdo e redes sociais? Vou de agência. É um projeto super específico, tipo melhorar a taxa de conversão de um e-commerce? Oi, Lorena!

Enfim, é isso. Não tem uma resposta certa, depende do que você está procurando. Mas ó, seja qual for sua escolha, só te digo uma coisa: mantenha um olho aberto e outro também, porque no mundo digital, amigo, as coisas mudam rápido. E aí, que você acha? Vou adorar saber sua opinião. Clica no chat abaixo e vamos conversar sobre essa sua decisão.

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